
EMDR – Eye Movement Dessensitization and Reprocessing
Que em português significa: Dessensibilização e Reprocessamento por Movimento dos Olhos!
Consiste em uma terapia Neuroquímica que desbloqueia memórias dolorosas, não adaptadas, através da estimulação bilateral do cérebro.
A dessensibilização consiste na diminuição da carga emocional e o reprocessamento da adaptação da informação em redes de memória positivas.
Descobriu-se que a terapia EMDR acalma o sistema nervoso simpático reativo associado a experiências traumáticas, reduzindo diretamente a ansiedade fisiológica (Marich, 2011; Parnell, 2010; Shapiro, 2012, 2017).
O EMDR não é uma psicoterapia de fala tradicional como a maioria das outras psicoterapias; é mais uma terapia baseada na atenção plena (mindfulness).
O que alimenta os problemas de saúde mental é um conjunto de memórias não processadas e digeridas de forma inadequada, armazenadas no cérebro e no corpo.
O “PAI” (processo adaptativo da informação) é parte da tendência natural do corpo, fisiologicamente programada, para a cura em caso de lesão. Uma metáfora útil é que um corte na pele cicatriza naturalmente em uma semana – mas não se houver uma farpa presa nele. Nessa metáfora, a lasca pode representar uma memória armazenada de forma disfuncional (muitas vezes uma experiência traumática), que o EMDR ajuda a remover para que a mente possa se curar naturalmente, ativando seu “PAI”.
O EMDR tem efeitos semelhantes ao do sono REM, onde nossa mente e corpo integram as informação e as armazenam. No emdr revisitamos as memorias armazenadas de modo disfuncional e as reprocessamos, dando assim um novo significado ao evento vivido.
Memorias sao armazenadas em redes associativas de memoria e se tornam a base para a percepção, as atitudes e o comportamento. Elas afetam relacionamentos, vínculos e os estilos de apego. O EMDR pode ser útil para o tratamento de memorias somáticas e alguns distúrbios psicossomáticos.
Novas experiências se ligam a memória previamente armazenadas que formam a base de interpretações, sentimentos e comportamentos.
Leave a Reply